O que é Tela Clandestina?

TELA CLANDESTINA

 Atividade permanente no calendário da Casa de Cultura do Itaim Paulista, o Tela Clandestina é um coletivo de artistas, de vários seguimentos da forte atividade cultural da Zona Leste de São Paulo, que juntos  realizam exibições e produções da arte cinematográfica.
 Neste projeto estão envolvidos os grupos:  Trupe Arruacirco; Homens Da Caverna; Primeiro Comando Teatral; Cia.  Dança Afro Njo Imolé; Sarau O Que Dizem Os Umbigos; Comédias Tragédias e Self-Service e outros artistas independentes.
 O coletivo surge com o objetivo de promover o diálogo sobre temas  pouco abordados na sociedade, porém – considera-se – inaceitável a  falta de discussão sobre tais assuntos. Sendo assim, trazemos longas  e
 curtas-metragens, documentários, intervenções e performances artísticas, mantendo sempre o caráter de acessibilidade para a comunidade e todos os parceiros envolvidos.
 O tema inicial e norteador foi a inferioridade de valores étnico-culturais que recaem sobre as mulheres na sociedade moderna e  durante o processo de pesquisa surgiram outras necessidades  temáticas  a serem abordadas no projeto.
 Dá-se o título “Tela Clandestina” por esta ação ir à contramão do mercado cinematográfico e do
 entretenimento vazio, imposto pela indústria cultural massificada.
 As exibições ocontecem quinzenalmente e abordam temas (mensais) que são de interesse público que levam a inquietações do e para público suscitando o debate sobre os mesmos.
 Somos contrários a restrição de informações e pretendemos descentralizar a forma e o conteúdo normalmente abordado pela mídia convencional.