Com o Tema: Moradia: Direitos e suas contradições, a noite foi iniciada pela intervenção artística da Cia Teatral Comédias, Tragédias e Self - Service, com um pequeno trecho do espetáculo Leitura do Fogo, que tem muito haver com o tema do Tela Clandestina
Igor Muniz |
Numa ocupação, os moradores criam uma biblioteca, porém, estão sendo ameaçados, não só de serem despejados, e terem seus livros queimados, mas, a vida deles tbm.
O desespero leva a um conflito entre os dois companheiros. E antes que invadam a biblioteca eles encontram um meio de amenizar a angústia.
Se a moradia é um direito, porque esse direito não é respeitado?
Porque "invadimos" propriedade, sendo que também temos o direito de moradia?
Sim, temos o direito de moradia, mas, não temos propriedade legal, não temos posse daquilo que é nosso por direito.
A constituição também garante o Direito de Propriedade.
Qual direito prevalece?
Após, essa intervenção, assistimos ao Vídeo Denuncia filmado pela Rede Livre Leste e ao Vídeo Periferia Luta da Rede Extremo Sul.
e tivemos no bate - papo a presença de representantes destes coletivos
Daniel Marques dando início ao bate - papo |
Agradecendo em nome do Tela Clandestina a participação do Leandro Hoehne da Rede Livre Leste e toda a rede pela iniciativa.
E da galera da Rede Extremo Sul, desculpem mas, só vou lembrar o nome do Guto e da Carol, porém, agradeço a todos da Sul que estiveram presentes.
Galera da Rede Extremo Sul |
Agradeço a todos que participaram do Tela na noite de 13/08 e desde já os convido a participarem da segunda exibição do mês dia 27/08 á partir das 18h30 com o Filme A Margem do Concreto do diretor Evaldo Mocarzel.
Conto com vocês.
Até Lá!